Apresentação
Através da Resolução nº 220, de 11 de dezembro de 2002, durante a gestão do Conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, foi criada a Escola de Contas do TCE/SE. Entretanto, a sua implantação ocorreu a partir de agosto de 2004, com a entrada em vigor da Resolução nº 227, de 12 de agosto de 2004, que a denominou ECOJAN - Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento, além de aprovar o seu Regimento Interno.
José Amado Nascimento, Conselheiro aposentado, é um dos fundadores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, tendo sido presidente por dois mandatos. Formado em Contabilidade (técnico) e em Direito, destacou-se como pensador, poeta, crítico literário, jornalista e professor universitário, lecionando disciplinas como Direito Administrativo, Direito Comercial I e II, Direito Financeiro e Tributário, Introdução à Economia, e Princípios e Normas de Contabilidade, dentre outras.
Em 27 de dezembro de 2024, com a publicação da Lei Complementar nº 427, a Escola de Contas foi renomeada para ESCONTAS - Escola de Contas “Conselheiro José Amado Nascimento”. A ESCONTAS é responsável por planejar, executar e desenvolver políticas de treinamento e desenvolvimento de Recursos Humanos do Tribunal de Contas, promover atividades culturais destinadas ao aprimoramento do estudo e da prática nas áreas do conhecimento relacionadas às atividades do Tribunal, bem como incentivar a pesquisa e o debate de temas relevantes.
A estrutura básica da ESCONTAS inclui Diretoria, Supervisão-Geral Pedagógica, Assessoria Especial, Secretaria e Biblioteca, conforme estabelecido em seu Regimento Interno, aprovado por Resolução do Tribunal de Contas.
A principal finalidade da ESCONTAS continua sendo a capacitação dos servidores do TCE e das unidades jurisdicionadas, por meio de treinamentos nas áreas de sua atuação, reafirmando o compromisso com a excelência no serviço público.