​A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades informou por meio nota a prorrogação do prazo para preenchimento da primeira coleta de dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). Devido a problemas técnicos de infraestrutura que ocasionaram lentidão do sistema e dificuldades de acesso pelos usuários, a data limite agora é até 13 de setembro. 

De acordo com o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE), o não fornecimento de informações atualizadas pode impedir o acesso aos recursos federais. Por essa razão, é de suma importância a atenção dos gestores dos municípios sergipanos para as orientações. 

Segundo o comunicado emitido pela secretaria, o Sinisa estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e precisa de uma série de informações para melhor mapear o cenário no país. 

Devem ser inseridos dados atualizados em módulos implementados no sistema, a saber: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e gestão municipal. Os dados do Sinisa são coletados anualmente junto aos titulares e aos prestadores de serviços de saneamento básico seguindo o cronograma de coleta de cada componente. 


Texto: Mayusane Matsunae

Com informações do Ministério das Cidades